Benevivendi: Viver Bem Blog

sábado, 11 de agosto de 2012

Entregue-se ao imprevisível


Se existem uma verdade nesse mundo, é que todos nós temos medo de sofrer. Assim, ingenuamente tentamos controlar as situações ao nosso redor, como se fosse possível controlá-las...

Obcecados por esse desejo de nos proteger, gastamos nossa energia e nosso tempo tentando controlar os pensamentos, as atitudes e até os sentimentos das pessoas que amamos e que, sobretudo, desejamos que nos amem.
No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no surpreendente! Nenhum sentimento é garantido, nenhuma consequência é revelada antecipadamente. O futuro é totalmente incerto.
Ninguém pode ser ajudado a compreender o invisível - é preciso que cada um parta para sua própria aventura.

Muitas pessoas não conseguem encontrar alguém para confiar a vida toda, não se entregam a uma relação duradoura, profunda e verdadeira simplesmente porque estão, todo tempo, tentando obter certezas. As perguntas não se calam, as dúvidas não têm fim e o medo de se deparar com a dor parece assombrar quase todos, fazendo que com as pessoas não enxerguem uma outra possibilidade, tão plausível quanto a de sofrer.

Será que vou sofrer? Será que não estou sendo idiota? Será que vai dar cetro? Será? Será?...
O que será, é fácil de responder, não importa agora! Na verdade, nunca vai importar! A pergunta certa é: Eu quero? Quando aprendermos a responder, com sinceridade e responsabilidade, essa simples perguntinha, teremos previsto qualquer possibilidade.
Sim, porque esse sentimento, muitas vezes chamado de amor, podendo adquirir outras conotações, ou não se encaixar em nenhuma é uma chance, uma oportunidade; não uma garantia; nunca uma certeza! Podemos vivê-lo conforme nossa vontade, de acordo com nosso coração ou... passaremos a vida inteira tentando controlar o incontrolável, garantir o incerto!


Então, que usemos nossa inteligência, a despeito de todo o medo que isso possa nos fazer sentir. Ou seja, que possamos, de uma vez por todas, abrir mão dessa tentativa inútil de controlar o amor, a vida e o outro e nos concentremos em nós, em nosso coração e em nossos reais objetivos!
Descobriremos que nos ocupar com nossos próprios sentimentos já é trabalho para vida inteira. Descobriremos que agir conforme nossa vontade é o bastante para que nos sintamos preenchidos, embora possamos mesmo vir a sofrer... simplesmente porque o sofrimento é uma possibilidade tão possível quanto a felicidade!

Portanto, para quem se pergunta sobre qual é o segredo para viver esse sentimento sem sentir tanta insegurança, tanto ciúme e tanto medo de sofrer, é facil responder: o segredo está em saber se você quer, se você realmente quer! Porque se você quiser, agindo você com sinceridade, qualquer possibilidade de dor e sofrimento valerá a pena. Porque quando a gente quer de verdade, com o coração, e toda essa ‘magia’ envolvida nesse sentimento nos faz entender que sofrer faz parte do caminho e, no final das contas, é tudo crescimento, aprendizagem, evolução e, por fim, a tão desejada felicidade.

E não que ela esteja no final do caminho ou no final da vida, simplesmente porque ser feliz é isso: entregar-se ao imprevisível e aceitar a dor e a alegria como partes do amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário